Portugal (português)    início    para profissionais    área reservada

início | directório | perguntas com respostas | problemas com soluções | serviços | como funciona | pergunte ao técnico | contactos

Como funciona o sistema de imobilizador por transponder? Ver como funciona


Como funciona o sistema de imobilizador por comando? Ver como funciona


Como funciona o arranque de emergência? Ver como funciona


Como funciona o sistema de imobilizador por transponder?

Funciona assim: Até 1994 a chave automóvel era uma chave sem grandes segredos que devido ao seu perfil e corte diferente de automóvel para automóvel, permitia de um modo exclusivamente mecânico abrir as portas e ligar o automóvel. A procura de uma maior segurança, no sentido de dificultar o roubo dos automóveis, levou os principais fabricantes de automóveis a introduzirem, a partir de 1995, uma tecnologia electrónica, na chave automóvel que veio aumentar em muito a segurança do mesmo: o IMOBILIZADOR.

Esse sistema, é hoje utilizado práticamente em todas as marcas de automóveis e também cada vez mais em marcas de motos, consiste na instalação de uma centralina específica para a segurança do automóvel e de um imobilizador electrónico (ou transponder) na cabeça da chave. O imobilizador electrónico, tecnicamente o transponder (abreviação de TRANSmitter e de resPONDER) é um dispositivo electrónico de comunicação, incorporado na chave do automóvel, que ao receber um sinal específico da centralina do automóvel, responde com um sinal pré determinado, informando a centralina se aquela chave está ou não autorizada a funcionar naquele automóvel.



O transponder apenas é necessário para colocar o motor a trabalhar e funciona do seguinte modo: ao rodar a ignição para colocar o motor a trabalhar, a centralina do imobilizador emite um sinal para o transponder da chave, ao que este responde com um sinal pré determinado. Se o sinal for o correcto, o motor começa a trabalhar, caso o sinal de resposta não seja o correcto ou não exista transponder, o motor pura e simplesmente não trabalha, podendo adicionalmente o automóvel ficar bloqueado por algum tempo mesmo que se tente, a seguir, ligar com a chave correcta.

Com este sistema, a segurança do automóvel foi largamente aumentada, pois a chave deixou de ser apenas um componente mecânico, para passar a ser uma conjugação de um componente mecânico com um componente electrónico. Deixaram de ser possíveis as chamadas ligações directas e os automóveis passaram a só trabalhar se tiverem a chave própria, devidamente programada ou autorizada. Os roubos dos automóveis começaram a diminuir e aumentou exponencialmente o roubo por carjacking, principalmente porque com a introdução deste sistema, o roubo dum automóvel só é possível se for roubado com chave.

Em todo o mundo existem mais de 80 milhões de automóveis equipados com sistema de imobilizador por transponder.



Como funciona o sistema de imobilizador por comando?

Funciona assim: Não tão comum como o sistema de imobilizador por transponder, o imobilizador por comando, funciona do seguinte modo:
Se abrir o seu veículo com o comando à distância, pode pôr o motor a trabalhar com a chave.
Caso não abra o carro (ou não desbloquei-e o sistema) com o comando à distância, ao tentar pôr o motor a trabalhar, este não trabalha.

Tal como o sistema de imobilizador por transponder, este sistema também só permite pôr o motor a trabalhar caso o comando à distância esteja devidamente programado no veículo.

Este sistema está práticamente abandonado, no entanto foi utilizado em marcas como a Rover e Land Rover (desde 1994) e na Renault de 1994 a 1998 nos modelos Megane e Laguna não equipados com sistema de imobilizador por transponder.



Como funciona o arranque de emergência?

Funciona assim: No caso de não ter nenhuma chave (ou comando, no caso de sistema de imobilizador por comando) devidamente programada no veículo, este pode ser posto em marcha, caso o veículo esteja equipado com arranque de emergência.

Conhecendo o PIN CODE ou o EKA CODE ou o CÓDIGO DE ANTI-ARRANQUE (o nome varia de marca para marca), pode efectuar um determinado procedimento que lhe permite pôr o motor em funcionamento. Para isso precisa sempre de ter uma chave mecanicamente correcta que lhe permita rodar a ignição e precisa também de conhecer o procedimento para o seu veículo.

Existe arranque de emergência para os veículos Fiat de 1995 até aproximadamente 2005, para os veículos Rover e Land Rover equipados com sistema imobilizador por comando e para os veículos Renault Megane entre 1994 e 1998 equipados com comandos de infra-vermelhos.


   
 Directório 
 Aqui pode encontrar a loja especializada, mais perto de si. Aumente o mapa para a zona do país que desejar. 
 Directório 
   
   
 Serviços 
 Duplicação de chaves

Programação de chaves e de comandos

Programação de chaves no caso de perca total de chaves

Reparação de comandos e de chaves

Sincronização e reprogramação de chaves e de comandos

 
   
   
 Como funciona 
 Como funciona o sistema de imobilizador por transponder?

Como funciona o sistema de imobilizador por comando?

Como funciona o arranque de emergência?

 
   
   
 Perguntas com respostas 
 O meu automóvel deveria ter cartão de PIN code?

Posso levar a minha chave para a água?

Para que serve a chave de emergência?

 
   
   
 Problemas com soluções 
 Perdi todas as chaves do meu carro. E agora?

Tenho os botões do comando estragados ("furados"). O comando tem reparação ou tenho de fazer um novo?

Comprei um carro usado que só trazia uma chave sem comando. Posso fazer uma nova chave com comando?

 
   
   
 Pergunte ao técnico 
 Os nossos profissionais técnicos em chaves de automóvel, estão ao ser dispor para esclarecer as suas dúvidas e responder às suas questões 
 Pergunte ao técnico 
   
início | directório | perguntas com respostas | problemas com soluções | serviços | como funciona | pergunte ao técnico | contactos
Optimizado para Internet Explorer versão 7 ou superior
Resolução mínima aconselhada: 1024x768 px

Copyright (c) 2010, 2011 CarKeyNetwork